13 abril 2020

Dicas para estudar a distância


O Ensino a Distância (EAD) é uma modalidade que vem crescendo e ainda crescerá muito em nosso meio. Atualmente com as orientações para prevenção ao Corona Vírus, alunos do presencial estão se adaptando a modalidade. Ouvi vários relatos de amigos que ficaram perdidos, estão com dificuldade em estudar, não entendem o conteúdo e pior, alguns até trancaram o período. Para ajudar quem está nessa fase ou quem quer iniciar no ensino a distância, selecionei algumas dicas para ajudá-los a serem produtivos nos estudos.

Dicas para estudar a distância

Organização e planejamento


Organização é importante em todas as áreas da nossa vida. Organize-se, crie uma rotina de estudos, separe um tempo do seu dia só para estudar, mesmo que não seja um período longo, o importante é que se dedique integralmente,  com horário e duração determinada. Nada de estudar somente quando sobrar tempo.


Antes de começar


Tire o pijama, não precisa se arrumar como se fosse sair mas coloque uma roupa confortável mas nada que te deixe relaxado demais. 

Desligue o wi-fi do smartphone, mantê-lo ligado pode te prejudicar, perdendo o foco a cada notificação ou mensagem.


Dicas para estudar a distância

Local de estudos


Há quem estude a distância no ônibus e no smartphone, mas acho muito importante que tenhamos um local específico para estudar, com uma mesa, cadeira e um computador, e que esse ambiente também seja tranquilo e organizado.

Caderno e Anotações


É importante ter caderno, lápis e caneta, e ao estudar seja lendo ou assistindo vídeo-aulas, anote as dúvidas e os pontos importantes. E após estudar esse conteúdo, pesquise  mais a respeito. Porque se paramos para pesquisar na internet sempre que tivermos dúvidas, outras informações poderão dispersar nossa atenção, tirando o nosso foco. Feito isso, releia e assimile o que foi estudado.

Pergunte 


Na plataforma, geralmente existem fóruns e um espaço em que você pode discutir com seus colegas de sala, tirar dúvidas e acionar os tutores, professores, não tenha receio em perguntar e esclarecer dúvidas,  o foco é entender, aprender o conteúdo.

O Ensino a Distância, requer dedicação, auto disciplina, organização, importante gostar de ler ou se preparar para isso, porque tem muito conteúdo para ler.  Se atentar aos prazos para entrega de atividades e trabalhos, nada de enrolação. 

Parece complicado mas com foco e seguindo as dicas vão tirar de letras e aproveitar muito a modalidade.

Acredito que no futuro não tão longe, o ensino a distância será uma realidade bem presente na vida dos estudantes.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

7 comentários:

  1. Adorei, ótimas dicas... vou aderir Grande beijo

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu to fazendo um curso EAD e acho super pratico, adorei suas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Adorei o post. Para quem estuda presencialmente, como eu, é bem estranho se adaptar ao EAD de uma hora para outra. Mas seguimos!
    Seguindo o blog! :)
    Beijinhos,
    Gêmeas De Rosa

    ResponderExcluir
  4. Estou pensando em fazer, em casa é mais simples e segura, mais é isso ai, temos que tirar o pijama e nos arrumar como se fosse pra escola mesmo kkk

    ResponderExcluir
  5. Os cursos em ead tem sindo ótimos para usar esse momento para ter mais conhecimento, continuar estudando é fundamental. Tem que se organizar e focar, porque realmente não é fácil estudar em casa.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Essas dicas sao essenciais p quem faz curso ead.
    Ainda mais agora na quarentena

    ResponderExcluir

Isabel Camaribe